Arquivo da categoria: bio

Bio

cicero_inacio_da_silva

Cicero Inacio da Silva is a researcher and professor in the field of digital culture, education and media. He is coordinator of the Brazilian Telehealth Program, deputy coordinator of Brazil’s Open University (UAB) and member of the Governance Committee at the Federal University of São Paulo (UNIFESP). Cicero Coordinates the Software Studies group in Brazil  and the Walkingtools Lab , both in partnership with the University of California, San Diego (UCSD) and CUNY. He was Digital Art curator for the Brazilian Digital Culture Forum (Ministry of Culture/RNP)Digital Communities honorary mention at the Prix Ars Electronica in 2010. He was a researcher on the Working Group of Advanced Visualization Applications for the National Education and Research Network (RNP), a visiting professor at UCSD from 2006 to 2010 and a visiting scholar at Brown University (2005). 

Cicero Inacio da Silva é pesquisador e professor na área de mídia, educação e cultura digital, coordenador do Núcleo do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e membro do Comitê Gestor Institucional na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Laboratório de Estudos do Software e o  Walkingtools Lab em parceria com a Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e CUNY. Foi curador de Mídia Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira (Ministério da Cultura/RNP), menção honrosa na área de Comunidades Digitais do Prêmio Ars Electronica em 2010. Foi pesquisador do Grupo de Trabalho de Aplicações Avançadas de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professor convidado na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) entre 2006 e 2010. Foi visiting Scholar na Universidade da Califórnia, San Diego (2006-2007/apoio CAPES), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sob orientação de Ted Nelson e Noah Wardrip-Fruin e na Brown University (2005/apoio CAPES/MEC), local onde realizou parte de sua pesquisa de doutorado junto a pesquisadores como George Landow, Noah Wardrip-Fruin e Roberto Simanowski. É autor do livro Plato online: nothing, science and technology (All Print). Cicero tem organizado congressos e seminários nacionais e internacionais na área de tecnologias digitais, novas mídias e software studies. Realizou inúmeros projetos na área de mídias locativas que dialogam com os processos de geolocalização e comunidades virtuais e redes sociais via GPS (GPSface em www.GPSface.net ). Seu mais recente trabalho na área de mídias locativas dialoga com os processos de espacialização e localização. Desenvolvido em parceria com Brett Stalbaum, o sistema www.walkingtools.net e o software HiperGps são ferramentas de produção em software livre para celulares.

No campo das imagens ultradefinidas e sistemas de redes de alta velocidade, realizou a primeira transmissão de uma cirurgia oftalmológica em 4K, transmitida por meio de uma rede de 10 Gbps do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Realizou também a primeira transmissão de cinema em rede com tecnologia 4K do mundo, enviando um filme em ultradefinição do Brasil para os EUA e Japão (2009) durante o FILE. Realizou a produção de um filme em tecnologia 4K 3D, exibido na Copa do Mundo de Futebol de 2010 em Johannesburgo. Foi parte integrante dos projetos 2014k (FINEP/CPqD) e do GT de Visualizações Avançadas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Produziu diversos filmes e mostras de cinema e arte, entre eles destacam-se EstereoEnsaios (filmado em 4K 3D, 2011), 2014k (filmado em 4K 3D, 2010), mostra Grupo Dziga Vertov (CCBB Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, www.witz.com.br/dzigavertov), Metacinemas (CCBB SP), Aisthesis (CCBB SP) e Alexander Kluge: o quinto ato (CCBB Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), todas com aprovação da Lei Rouanet (MinC). É autor do capítulo HyperTed, a ser publicado na reedição do livro Computer Lib/Dream Machines de Ted Nelson, pela MIT Press (no prelo), com a organização de Noah Wardrip-Fruin. É membro do corpo editorial da Série Software Studies da MIT Press, da revista Future Generation Computer Systems e editor da revista SoftCult Review Journal. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica, linha de pesquisa Tecnologia da Informação, doutorado em Comunicação e Semiótica, linha de pesquisa signos e significação (com estágio de pesquisa na Brown University, EUA, apoio CAPES), pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com orientação de Heloisa Buarque de Hollanda e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) em tecnologias interativas, mídia digital, software studies e comunicação com orientação de Noah Wardrip-Fruin (apoio CAPES).
É um dos organizadores do CineGrid Brasil (www.cinegridbr.org)
vida on-line:

blogs: www.softwarestudies.com.br | www.walkingtools.net

flickr: http://www.flickr.com/photos/cicerosilva

youtube: http://www.youtube.com/mackucsd | http://www.youtube.com/softwarestudies

vimeo: http://www.vimeo.com/walkingtools

cultura digital: http://culturadigital.br/members/cicerosilva/

twitter: http://twitter.com/softwarestudies

academico | academic: http://www.researcherid.com/rid/H-3849-2012 | http://lattes.cnpq.br/3383998229403423 | http://orcid.org/0000-0002-1767-4357