Arquivo da categoria: textos/texts

Lançamento do livro CineGrid: futuros cinemáticos


A equipe do CineGrid Brasil, em parceria com o CINUSP e o Centro Universitário Maria Antônia convidam para o lançamento do livro CineGrid: Futuros Cinemáticos, com organização de Cicero Silva, Jane de Almeida e Thiago de André.
O evento contará com uma conversa com o Prof. Arlindo Machado sobre Cinema Científico e projeção do filme MicroOrganisms, de Richard Weinberg.

Quando: 27 de abril de 2017
Horário: 18h às 20h30
Onde: Centro Universitário Maria Antônia – Salão Nobre, 3o andar.
Endereço: Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.

New article: Passages on Brazilian scientific cinema (Public Understanding of Science)

Our article Passages on Brazilian scientific cinema is online by the Public Understanding of Science journal, one of the best journals on the public science comprehension field. Our article describes more than ten years of our research on the scientific image, in partnership with UCSD, and also analyses the future of the digital image.

Link here: http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0963662516683638

Nosso artigo sobre o cinema científico no Brasil foi publicado pela revista Public Understanding of Science (SAGE), Qualis A1 no interdisciplinar de 2013. O artigo é um resumo dos dez anos que estamos pesquisando a imagem digital de ultra alta definição e os aspectos sociais e científicos do aumento significativo da resolução da imagem a partir dos recursos computacionais avançados. Nossa parceria com a UCSD é descrita em detalhes, além de buscarmos na história do Brasil outras pesquisas na área do cinema científico que já faziam alusão aos problemas relacionados com a compreensão pública da ciência pela sociedade no Brasil, desde os tempos de Dom Pedro…

O link para o artigo está aqui: http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0963662516683638

Artigos aprovados no Sixth International Conference on the Image (UC Berkeley)

cropped-cropped-fios_estereoensaios_3d_site.jpg
Os artigos Pixel Race: Toward a Domegemegrottebyte image, escrito por mim, em parceria com Jane de Almeida e Brett Stalbaum, e New Media and Old Media: Media and Its Displacement to Data, escrito em parceria com Jane de Almeida, foram aceitos para o Sixth International Conference on the Image, que este ano acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Capítulo de livro: Futuros Possíveis | Book Chapter: Possible Futures

futuros_livrofutures_book

Autores: Ana Pato, André Stolarski, Annet Dekker, Arianne Vanrell Vellosillo, Christiane Paul, Cicero Inacio da Silva, Daniela Kutschat Hanns, Domenico Quaranta, Gabriela Previdello Orth, Gerfried Stocker, Gilbertto Prado, Guilherme Kujawski, José Luis de Vicente, Lucas Bambozzi, Manuela Naveau, Monika Fleischmann e Wolfgang Strauss, Oliver Grau, Patricia Kunst Canetti, Paula Alzugaray, Rudolf Frieling
Organizadores: Ana Gonçalves Magalhães, Giselle Beiguelman

Novo capítulo de livro

Mobile 2.0 Mobile 2.0
O livro Mobile 2.0 acabou de ser lançado e conta com um capítulo meu escrito em parceria com Brett Stalbaum e Jane de Almeida, sobre mídias locativas intitulado Fronteras, territorios, espacios y subjetividades en la cultura del software y la movilidad. O livro é editado pelo Consejo Nacional para la Cultura y las Artes / Centro Multimedia (CENART) e publicado pela Secretaria de Educação Pública do México.
ISBN: 978-607-516-022-1
Organização: Amaranta Sánchez, Leonardo Aranda, Tania Pereda e Adrián Segovia
Textos de Amaranta Sánchez, Leonardo Aranda, Mariela Yeregui, Cicero da Silva, André Lemos, Ricardo Dominguez, Amy Sara Carrol, Jane de Almeida, Claudio Bueno, Brett Stalbaum e Nacho Durán.

The Routledge Companion to Remix Studies

Remix_Companion_Routledge_9780415716253

I am glad to introduce my new chapter of a book that will be featured at the The Routledge Companion to Remix Studies, edited by Eduardo Navas, Owen Gallagher and xtine burrough.
Take a look at the TOC: http://www.routledge.com/books/details/9780415716253/#contents

Em breve estará no ar um dos mais amplos estudos sobre o Remix, o The Routledge Companion to Remix Studies, editado por Eduardo Navas, Owen Gallagher e xtine burrough. Sou um dos autores de um dos capítulos sobre a história do Remix, com ênfase na questão autoral. Em resumo, trata-se de um Derrida-mix sobre o nome próprio e a autoria no Remix.

A lista completa de artigos com seus respectivos autores pode ser acessada aqui:
http://www.routledge.com/books/details/9780415716253/#contents

Capítulo publicado no livro Arte Digital: fraturas, preservação proliferativa e dimensão afetiva

capa_yara

O livro Arte Digital: fratuas, preservação proliferativa e dimensão afetiva, organizado por Yara Guasque, conta com artigos de diversos pesquisadores das mídias digitais e com um artigo meu sobre a experiência do Fórum da Cultura Digital Brasileira (www.culturadigital.br). O livro pode ser visualizado aqui.

ISBN: 978-8568359-00-6
Goiânia, Editora da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2014.